JON CÉSAR

Jon César é graduando em Administração no campi Sede da UFRRJ.





Eae Ruralino! Belezinha?
Tá animado? Preparado para colocar o CR nas alturas?
Vamos caminhando então, segue o baile.

Hoje gostaria de apresentá-los a um lugar que conhecemos muito bem, o Segundo Distrito de Itaguaí. Conhece? Não? Ahhhh, que isso...... é a nossa Seropédica po!





Vocês sabiam que esse nome foi dado a cidade em 1875 devido a uma fazenda? Pois é, foi a antiga fazenda “Seropédica do bananal”. Nome composto por duas palavras: uma de origem latina, “sericeo” ou “serico”, que significa “seda”; e outra de origem grega, “paideía”, que significa “nutrição, criação, cultivo”. Portanto, “Seropédica” significa “local onde se cultiva seda”.

Durante todo o seu processo de criação, Seropédica, teve como parte de sua história: os índios tamoios, os jesuítas, o sistema de capitanias hereditárias (Capitania de São Vicente), foi cenário do transporte de ouro vindo da região de Vila Rica (Ouro Preto - MG) para o litoral com a finalidade de burlar as barreiras alfandegárias da Coroa, entre outros fatos.

Emancipou-se de Itaguaí em 1995, é o lugar onde habita a mais bela universidade do mundo, a nossa tão querida e amada Rural!


Curiosidades sobre Seropédica:

Uma das maiores bandas do rock nacional teve sua fundação na Rural, Os Paralamas do Sucesso. Isso mesmo, Herbert Viana, Vital Dias e Bi Ribeiro começaram suas apresentações pelo campus de Seropédica.

Recentemente, mantendo a linha do rock (2005), tivemos também a gravação do clipe da música "Matriz" da banda Ramirez no gramadão em frente ao P1, a qual marcou a adolescência de muitos dos ruralinos que por aqui passaram.

A cidade ainda, com suas lagoas formadas por seus areais, foi cenário de diversas cenas da novela "Os Dez Mandamentos", da rede de televisão Record.


Turistando

Se vocês acham que não dá pra fazer um programinha trip por Seropédica, estão muito enganados!!!
A cidade proporciona lugares muito bons para novos conhecimentos e experiências.Temos como exemplo:



>>EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

 Ao visitá-la, poderá conhecer as novas tecnologias deste mercado, bem como toda a metodologia e estrutura do setor. Mais informações..

>>Campus UFRRJ


Nossa própria universidade é um atrativo e tanto para estar em paz com a natureza e presenciar paisagens magníficas. O que é o pôr do sol no lago do IA? Apaixonante!!! A Rural transpira charme e encanto, fascinando o coração de todos que a visitam. Mais informações..


>>Floresta Nacional Mário Xavier 


Com seus 493 hectares abriga em seus limites o fragmento florestal mais ativo no município. É um ótimo cenário para fotografias, atividades físicas e contato com a natureza. É o habitat de espécies de aves, anfíbios e pequenos mamíferos que encontram recursos para sobreviver e executam funções ecológicas como polinização, dispersão e ciclagem de nutrientes. Muitos pesquisadores, em especial da UFRRJ tem na Flona Mário Xavier a possibilidade de desenvolver pesquisas de interesse científico e público e produzir conhecimento. A área pode ser destinada ainda à execução de atividades de educação ambiental. Mais informações..


>>Gastronomia

A cidade conta com uma gastronomia bem diversificada,que vai desde massas e carnes à comida japonesa.
Há também casas com comidas típicas regionais. Encontramos estes restaurantes entre o Km 40 e 
Km 50. Mais informações..


>>Centro Cultural de Seropédica 



Desenvolve diversos projetos culturais com os moradores da cidade visando o bem-estar da população, como por exemplo, o Percussa Brasil que aborda o mundo através da música. Mais informações..






É isso aí Ruralino, essas foram apenas algumas das coisas boas que a cidade de Seropédica pode nos proporcionar.

Deixe seu like e não esqueça de comentar e espalhar pra todo mundo sobre o nosso blog!

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de toda a programação e atividades do DAAD!


Nos vemos no próximo post.
;)


14 de setembro de 2016





Olá amigo Ruralino!

Eai, tá chegando ou tá saindo?
Estamos em clima de festa caipira.
Olha o CR alto!!! 
Êêeeeeeeeeee
É mentira!!
AAaahhhhh


Mais um encontro nosso pessoal! E dessa vez, em início de período. 
O que vocês vocês fizeram de bom nas férias? Colocaram o sono em dia? Estão curtindo praia ou cachoeira? E as festinhas??

Na vida de um ruralino festinhas sempre foram assíduas, já dizia o grande poeta inspirado na nossa Universidade: “Dia de semana é tenso...”

Muita coisa rolou nesse último semestre e nada melhor do que lavar roupa suja. Isso mesmo, lavá-las e deixa-las limpinhas.

E me refiro ao sentido literal mesmo, pois grande parte dos alunos da Rural apenas "tacam" suas vestes na máquina e pronto. 

Não é bem assim pessoal!

Agora entra a grande questão: “Como vou lavar as minhas roupinhas, bonitinhas, cute cute sem a ajuda da mamãe?”


É ruralino... você cresceu. Está na hora de se virar. 

Então chega de papo e vamos ao que interessa!

Estas serão dicas simples, como sempre digo, nível Teletubbies para que todos compreendam e possam andar limpinhos e cheirosinhos pelo Campi.

1º PASSO - Separe as roupas por grupo: pesadas; cama e banho; do dia a dia; delicadas e íntimas.

Analise o grau de sujeira. Por exemplo, se as meias estiverem muito sujas dê uma esfregadinha com sabão em pedra antes e coloque de molho por alguns minutos para dar uma amenizada.

Confira se há moedas, papéis ou qualquer outro objeto nos bolsos e no caso das calças, bermudas e jaquetas averiguar o fechamento dos zípers e botões.

2º PASSO - Outro critério é a transferência de cor. Separe as escuras das claras e coloridas. Isso vai evitar que você ande por aí feito um sorvete napolitano ou um Degradê ambulante. Sem preconceitos, mas é vacilação de bixo. ;P

Atenção: Peças novas tendem a soltar tinta com maior facilidade. Logo, nada mais preventivo do que fazer um teste lavando à mão.

Há um segredo para lidar com esse problema. Sal. Isso mesmo, sal de cozinha. Na hora da lavagem o sal forma um bloqueio impedindo a roupa de soltar tinta. Apenas 4 colheres de sopa de sal equivalem a um ciclo em uma máquina de 6kg.

3º PASSO - Verifique o volume de roupa de acordo com o nível de água.

*É aconselhável diluir o sabão e amaciante em água antes de colocar na máquina para um melhor desempenho .

Após lavar encontre um local para estender as suas roupinhas limpinhas e vá ser feliz!!

A partir de agora lavar suas roupas na máquina tornou-se muito mais fácil. Vá sem medo.

Mas vê se não esquece que para andar limpinho pela Rural não basta penas que as roupas estejam lavadinhas. Banho é essencial!! Nada contra, mas não seja um “dorme sujo, acorda limpo”. Higiene pessoal é um grande fator no sucesso das relações interpessoais, além de ser saudável. :)


É isso cambada, mais uma dica para a vida independente.

“Ahh, mas eu já sabia fazer isso.”

Parabéns, você está no caminho certo. Porém não podemos esquecer dos nossos amigos que não sabem. 

Deixem seu like, comentários, sugestões ou críticas aqui em baixo e não esqueça de compartilhar com aquele amigo calouro que ainda é inocente, 




Nos encontramos no próximo post !

Namastê

31 de Agosto de 2016





Olá, meu caro Ruralino!


Como anda essa vida mansa?

Rural não é mole não, né?! 

Tá chegando ou tá saindo?



Enfim.... a Gestão mais Representativa que o DAAD já viu bolou um plano para amenizar essa nossa nada mole vida em Serohell e nos outros Campi. Buscamos algumas informações que farão da sua estadia acadêmica na universidade mais linda do mundo muito melhor. Serão dicas bem simples, os posts te ajudarão tanto na culinária quanto na estética, bem como nos entretenimentos que a Rural nos proporciona.



O foco aqui é relaxar, ampliar seus dotes do lar através de “bizus” que realmente funcionam e a melhor parte, é claro, GORDICES!

Não se preocupe, qualquer ser vivo conseguirá realizar as receitas e truques do blog. Todas elas serão apresentadas em nível Teletubbies para que não tenhamos problemas.



Para começar, nada melhor que falarmos de comida.



Esses dias estava conversando com uma galera sobre aquela fome que bate após às 22h, sabe? Todo mundo tem, nem adianta fingir que você não tem! Adivinhem qual era o item número 1 da lista? Miojão, é claro! O grande salvador dos famintos (só perde para o Bandex, óbvio).



E daí surgiu o pensamento: e se nós pudéssemos comer massa, porém com mais estilo?

Daria para saborear um rango muito melhor e até fazer uma média na república, alojamento, família ou com o amorzinho.

Antes de iniciarmos queria deixar claro: a culinária é uma arte. Então não limite-se a receita, se tiver algo ou algum tempero de sua preferência que esteja afim de acrescentar, vá com tudo! Inove! Divirta-se!


DAAD GOURMET APRESENTA:






MOLHO BRANCO

Ingredientes:
· 1 cebola pequena picada;
· 1 colher de margarina;
· 1 caixa de creme de leite;
· ½ litro de leite;
· 1 colher (sopa) de maisena;
· 1 xícara de queijo ralado;
· Pimenta do reino;
· 1 colher (sobremesa) de sal;


Modo de preparo:

1 – Derreta a manteiga em uma panela, adicione a cebola, a pimenta do reino e o sal;
2 – A cebola ganhando aspecto transparente, adicione o creme de leite e misture;
3 – Dissolva a maisena no leite e adicione ao molho;
4 – Alcançando consistência firme, desligue o fogo e acrescente o queijo, mexendo bem para não grudar. Desligue o fogo quando achar que está de boa pra você.



MOLHO POMODORO

Ingredientes:
· 6 tomates tipo pomodoro vermelhos e firmes;
· 3 colheres de sopa de azeite extra virgem;
· 2 dentes de alho ralados ou bem picados;
· ½ cebola pequena ralada;
· 1 colher sopa de alcaparras (10 unidades);
· 50ml de vinho do Porto;
· Pimenta do reino;
· Sal

Modo de preparo:
1 – Coloque o azeite na panela, espere esquentar, frite o alho até dourar;
2 – Junte a cebola, alcaparras e sal (3 pitadas);
3 – Refogue por alguns minutos e desligue o fogo;
4 – Ferva os tomates em outra panela até que comecem a “estourar”;
5 – Jogue a água quente fora e resfrie-os em água fria, corte a ponta de cima e retire o miolo;
6 – Tire as cascas, sementes, separando a polpa;
7 – Coloque tudo menos a polpa num liquidificador, bata e passe pela peneira. Volte para a panela junto ao refogado em fogo baixo, jogue as polpas do tomate e mexa bem;
8 – Acrescente o suco, sal, vinho do Porto e deixe em fogo baixo mexendo até engrossar.


Bom, espero que tenham gostado dessas duas dicas para um molho de massas mais saboroso. Não esqueça de contar o resultado do seu sucesso, hein?!!

Deixe seu comentário aqui em baixo, curta nossa página e espalhe para os amigos!
Nos encontramos no próximo post.



Hasta la vista, baby.

31 de Maio de 2016.

Postagens mais visitadas deste blog